08 outubro 2006

FRANÇA AVANÇA COM LEI ANTI-TABACO

O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin anunciou que será proibido fumar em locais públicos a partir de 1 de Fevereiro de 2007. Os cafés, restaurantes e discotecas têm até Janeiro de 2008 para se adaptarem. Para os infractores, a multa é de 75 euros. Os responsáveis dos estabelecimentos pagarão 150 euros.
Villepin defendeu que quis “avançar com uma data o mais próxima possível” e adiantou que o decreto-lei deverá ser adoptado “nos próximos dias”, cita a edição online do jornal “Le Monde”.O tabaco será “proibido em todos os locais públicos, escolas, lojas”. Mas continuará a ser possível fumar na rua e em locais privados. “Os estabelecimentos que, tradicionalmente, acolhem fumadores – como os restaurantes, bares, discotecas – terão um prazo mais alargado, até 1 de Janeiro de 2008”.Villepin lembrou que o cigarro causa “mais de 13 mortes por dia. Isto é uma realidade insuportável no nosso país”.O primeiro-ministro acrescentou que o Estado vai assumir “um terço dos custos do tratamento” das pessoas que querem deixar de fumar.
São já vários os países europeus que adoptaram uma interdição total, a começar pela Irlanda em Março de 2004. Depois seguiu-se a Noruega, Itália, Malta, Suécia, Escócia. No próximo ano será a vez da Inglaterra, Irlanda do Norte e Lituânia. Portugal deverá seguir o mesmo caminho!?