17 outubro 2006

ORÇAMENTO DO ESTADO 2007

O Governo reviu esta segunda-feira em alta a estimativa de crescimento da economia portuguesa para este ano, mas manteve a previsão de 1,8 por cento para 2007, um ritmo de crescimento idêntico ao esperado para a Zona Euro e inferior ao da União Europeia.
A previsão anterior do Executivo para 2006 apontava para um crescimento de 1,1 por cento, pelo que a revisão de hoje da proposta de Orçamento do Estado para 2007 implica uma subida de 0,3 pontos percentuais no cenário do Produto Interno Bruto.
Para 2007, o Governo está a trabalhar sob um cenário de crescimento de 1,8 por cento, o mesmo valor que tinha sido antecipado em Maio (nas Grandes Opções do Plano), ajudado pela recuperação do consumo, o regresso do investimento a um crescimento positivo e o bom ritmo das exportações.
Assim, Portugal deverá crescer a um ritmo mais baixo do que o esperado para a União Europeia em 2007 (2,2 por cento) e ao mesmo ritmo dos parceiros da Zona Euro (previsões Comissão Europeia).
Ministro: proposta «é credível, rigorosa e orientada para crescimento»
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou que a proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2007 «é credível», rigorosa e «orientada para o crescimento da economia».
O ministro afirmou que o OE proposto para 2007 «mantém-se na linha» do orçamento 2006 e «continua a ser de rigor e orientado para o crescimento da economia portuguesa».
Teixeira dos Santos revelou que o OE 2007 «é um orçamento de prioridades», que «não visa baixar ou reduzir o défice de qualquer maneira».
Entre as prioridades da proposta orçamental para 2007, destacou «a aposta clara na Ciência, Tecnologia e Inovação» e na «qualificação dos portugueses».
in Portugal Diário